A Fifa realizou em Doha, no Qatar, a cerimônia do Fifa The Best 2024, que celebra os melhores do futebol mundial na temporada. Criado em 2016 para suceder o antigo prêmio de Melhor Jogador do Mundo, a premieção destaca atletas, gols e até torcedores que marcaram o ano no esporte.
Os prêmios de melhor do mundo foram definidos por um sistema de votação com a participação de torcedores, capitães e treinadores de seleções nacionais. Já a escolha dos gols mais bonitos envolveu uma votação mista, com torcedores e um painel de lendas da Fifa. Para o prêmio de torcedor do ano, a decisão ficou exclusivamente nas mãos do público. As seleções ideais, por sua vez, foram formadas a partir dos votos de fãs e especialistas.
Além das categorias de melhor jogador e jogadora do mundo, a premiação inclui diversas outras honrarias, reforçando a relevância do evento. Confira os vencedores e vencedoras do Fifa The Best 2024!
Mais artigos abaixo
Vinícius Júnior superou Rodri, do Manchester City, e recebeu o prêmio The Best de 2024. Com 24 anos, o atacante do Real Madrid se tornou o segundo brasileiro mais jovem a conquistar o prêmio, considerando a idade dos atletas no final da temporada que gerou a premiação. Ronaldinho Gaúcho também tinha 24 anos e nove meses ao final de 2004, quando venceu pela primeira vez, enquanto Vini Jr., nascido em 12 de julho de 2000, completou 24 anos e cinco meses. Ronaldo Fenômeno foi o mais jovem, ganhando aos 20 anos em 1996.
Vini Jr. é o primeiro brasileiro a conquistar o prêmio de melhor jogador do mundo desde 2007, além de ter ficado com o segundo lugar na Bola de Ouro de 2024. Campeão da Champions League e do Campeonato Espanhol pelo Real Madrid, o atacante se destacou na temporada 2023/24, com 39 jogos, 24 gols e 11 assistências.
A votação
A votação terminou com o brasileiro conquistando 438 pontos dos treinadores, 617 dos capitães, 538 dos jornalistas e 1.147.276 dos torcedores, somando um total de 48 pontos, o que foi suficiente para superar Rodri, que terminou com 43 pontos, levando vantagem nos votos dos treinadores e jornalistas.
Na escolha do melhor do mundo, o lateral Danilo, capitão da seleção brasileira, e o treinador Dorival Júnior, da seleção brasileira, escolheram Vinícius Júnior, Jude Bellingham e Lamine Yamal. Por sua vez, o jornalista Carlos Eduardo Mansur, do SporTV, selecionou os dois primeiros colocados da mesma forma, mas optou por Rodri na terceira posição como melhor do mundo.